terça-feira, maio 29, 2012

[Grandes Empresários: Estilos de Gestão] Palestra com Marcelo Odebrecht

A terceira palestra do curso Grandes Empresários - Estilos de Gestão foi com o Marcelo Odebrecht, Diretor-Presidente da Odebrecht S/A. Assim como eu, talvez você associe o nome Odebrecht somente com obras de infraestrutura e com a Braskem, mas eles atuam em diversos outros segmentos, só para citar alguns exemplos: logística, sistemas integrados de defesa, óleo e gás, empreendimentos imobiliários, etc.. Há uma página no site da Odebrecht que lista os negócios onde eles atuam, dá uma olhada lá: http://www.odebrecht.com.br/negocios-e-participacoes. Se quiser saber mais sobre o Marcelo e seu trabalho na direção da Odebrecht, leia o artigo publicado na página seis da revisa CEO Brasil: http://www.pwc.com.br/pt/publicacoes/assets/ceo-brasil-16.pdf.


Marcelo Odebrecht
Foto publicada no site da Revista Exame
http://bit.ly/K1ElBT 
Pois é... Imagine como deve ser estar à frente de uma corporação deste tamanho. Mas a forma como o Marcelo apresentou o modelo de gestão - extremamente peculiar - da Odebrecht deu a impressão temporária de que o trabalho é fácil. Digo "impressão temporária", pois basta voltar ao perfil da empresa para perceber que a impressão de trabalho fácil, na realidade, é resultado de uma longa jornada, que começou nos anos 40 com o Sr. Norberto Odebrecht. Foi sistematizando desde o início a cultura da Odebrecht e institucionalizando o conceito de educação pelo trabalho que o  Sr. Norberto  ajudou a facilitar a vida das gerações seguintes de CEOs.


Vamos às lições que tirei da palestra!
"De novo: Tenha as pessoas certas nos lugares certos!"
Reforço o que comentei no texto sobre a palestra do Abilio Diniz. A tarefa de "ter as pessoas certas nos lugares certos" começa no processo seletivo e não tem fim, é um trabalho constante e o líder tem papel fundamental nisso, não adianta esperar somente pelo RH.

"Aprenda a delegar a tomada de decisão."
Líder, baseado em que você acredita que pode tomar uma decisão melhor do que o seu funcionário que está com a mão na massa? Você pode tomar a decisão de trocar alguém da equipe, mas saiba que na maioria das vezes o seu funcionário tem mais condições de decidir o que é melhor na linha de frente.


Lembre-se de que a delegação é uma forma de mitigar os riscos da tomada de decisão: Quando só há uma pessoa decidindo tudo, a probabilidade de erro é muito maior.


Mas não pense que dá para delegar tudo, existe uma tarefa que você não pode deixar com outra pessoa: Cuidar do seu liderado.

"Confie na sua equipe."
Confiança (ou a falta dela) é a base de qualquer relacionamento. Se você não confia em alguém da sua equipe, não empurre com a barriga! Descubra o motivo e resolva a situação.

"O líder é responsável por transmitir a cultura e os valores da empresa."
Assim como garantir que as pessoas certas estejam nos lugares certos, não dá para esperar que o RH seja o único responsável por transmitir a cultura e os valores da empresa para a sua equipe.

"Mais importante do que estar escrito, o processo precisa ser praticado."
Sendo alguém que atua com Gestão de Processos, recebi o recado com alegria! Por mais óbvio que pareça, muitas vezes estamos tão preocupados em atender alguma pressão (interna ou externa) que o foco da "gestão dos processos" acaba sendo na criação de diversos documentos, ao invés da análise, melhoria e institucionalização dos fluxos da empresa. Assim como na palestra do Abilio Diniz, fica mais uma dica para a turma do BPM!

"Em momentos de crise, tenha agilidade para tomar decisões."
O bicho está pegando? Não adianta sentar no problema e esperar que se resolva. Lembre-se de que "pior do que tomar a decisão errada é não tomar nenhuma decisão". Momentos de crise permitem o aprendizado e o crescimento.

"Pare de perder tempo com reuniões!"
Assim como o Abilio Diniz disse na primeira palestra, ficar perdendo tempo em reuniões é sinal de que as pessoas não sabem o que fazer ou não querem assumir responsabilidades. Portanto, preste atenção no volume de reuniões que você agenda ou participa, além de analisar os assuntos discutidos nessas reuniões. São encontros para resolver problemas ou discutir problemas?


******************************


Percebe que não existe segredo? Mas também não dá para falar que há uma receita infalível para o "sucesso em gestão". O que posso concluir das três primeiras palestras é que existem sim alguns princípios de gestão, mas que devem ser adaptados para cada situação e cultura.


******************************
Agradeço sua visita!


Um abraço,
Alessandro.

2 comentários:

wcastanheira disse...

Um post inteligente, instigante, provocativo, dá vontade de andar e aprofundar cada vez mais nosso conhecer, é instrutivo porém filosófico em alguns nuances, gostei, muito bom para ficar sabendo das coisas da vida e para informar-se, receba um fraterno abarça do tio Castanha...

Alessandro Almeida disse...

Caro Castanha,

Agradeço a visita e o seu comentário!

Grande abraço,
Alessandro.

Related Posts with Thumbnails